Verbetes relacionados:
Fichas por assunto
Fichas por ordem alfabética


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Nasser, J. M.. Como ler livros


vb. criado em 14/08/2014, 21h08m.

Refere-se ao Mortimer Adler, Como ler livros (consta um PDF no acervo, e uma f. de l. nesta enc.).

Prospecção geológica. Propõe uma estrutura matricial, seis classes de livros, quatro níveis de leitura, começando do elementar até chegar ao sintópico (?), leitura de profundidade máxima, que implica em colocar o livro para dialogar com outros livros, porque só se pode compreender um livro a partir de outros livros.

os gêneros literários são apenas possibilidades de discurso humano; o que existe de um para o outro é uma variação de possibilidade de comunicação. A comunicação varia na escala pelo aumento do grau de certeza daquilo que se diz.

A. literatura imaginativa
  1. poesia - grau de certeza muito baixo, nível da possibilidade, o discurso das imensas possibilidades e das suas variações
  2. teatro - nível da verossimilhança
  3. prosa - nível da verossimilhança
B. literatura expositiva
  1. história - nível da probabilidade
  2. ciência - nível da maior probabilidade ou alta probabilidade
  3. filosofia - nível da certeza apodítiva, só posso afirmar com certeza sobre o que está fora da natureza (como a matemática) (natureza, tudo que está sujeito à geração e corrupção).
na verdade não é uma escala, mas um círculo, um ciclo; da filosofia prossegue-se, na escala cíclica, de volta à poesia, e ocorre um salto de qualidade quando se passa da filosofia à poesia, porque a filosofia chega a um ponto em que se esgotam as possibilidades de explicação e automaticamente, de forma incoercível, passa-se automaticamente ao âmbito da poesia, ou seja, quando a filosofia acaba só é possível usar a imaginação. Não muda a natureza do conhecimento humano, porque todo ele é de natureza mitopoética, porque só conseguimos compreender o mundo a partir da nossa imaginação


Páginas que tratam do tema ^: